EFE/Rodrigo Sura

Cristãos oram nas ruas de El Salvador após presidente decretar ‘dia de oração’

Em resposta ao pedido do presidente de El Salvador, Nayib Bukele, cristãos saíram às ruas para clamar a Deus em meio à pandemia de Covid-19.

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, decretou um dia nacional de oração no último domingo (24), para pedir ajuda a Deus na luta contra a pandemia do novo coronavírus.

Em resposta ao pedido do presidente, cristãos saíram às ruas do país da América Central para clamar a Deus, usando máscaras e mantendo uma distância segura.

“Neste dia, muitos estão orando desde cedo, outros vão até à noite. Outros estão em oração há vários dias”, disse Bukele nas redes sociais. “Milhões nos juntaremos a eles, em oração, pedindo a Deus pela saúde da nossa nação e da humanidade inteira”

As orações começaram às 14 horas e foi um convite “voluntário”, esclareceu o presidente. “Aqueles que preferem não orar, não orem. Nós iremos orar por vocês e pela saúde de suas famílias”, afirmou Bukele.

A conta oficial da presidência de El Salvador no Twitter divulgou imagens de funcionários do governo orando em algumas partes do país, incluindo militares e policiais.

A medida contou com um forte apoio das igrejas evangélicas do país, que atenderam prontamente ao chamado do presidente.

Fiéis oram na Igreja Batista Tabernáculo Bíblico em San Salvador. (Foto: EFE/Rodrigo Sura)
Fiéis oram na Igreja Batista Tabernáculo Bíblico em San Salvador. (Foto: EFE/Rodrigo Sura)

O pastor Edgar Bertrand Jr., um dos mais influentes do país, disse à agência EFE que “o presidente não deveria convocar oração”, mas estava agradecido pela “nova liderança”.

“Eu amo saber que, no meio da agenda política, desse estica e encolhe que ninguém entende, (…) eles reservaram um momento para orar”, disse o líder religioso.

O país vive há algumas semanas um confronto entre o governo de Bukele, o Congresso e o Suprema Tribunal, órgãos que o presidente acusa de tirar suas ferramentas para enfrentar a crise de saúde.

Bertrand lembrou que não é a primeira vez que um presidente telefona para orar. No passado, ele fez isso com o ex-presidente Sánchez Cerén (2009-2014), em meio a uma crise devido à violência de gangues.

As manifestações religiosas começaram no sábado (23), no mercado conhecido como “La Tiendona”, o principal centro de suprimentos do país, unindo vendedores e transportadores de mercadorias em oração.

“Fizemos nossa parte e precisamos clamar para que Deus faça Sua parte”, disse o pastor Juan Melgar, que apoiou o chamado de Bukele.

El Salvador registra 2.109 casos confirmados de Covid-19 e 37 mortes. O país registra ainda 873 casos recuperados.

Via Guiame, com informações da EFE.

Compartilhe

Faça um comentário