Como resultado de uma série de crises no mundo, estima-se que cerca de 60% da população do Zimbábue esteja em “insegurança alimentar aguda”.
O mais recente programa de distribuição de mingau enriquecido com nutrientes, o ePap, realizado pela organização Barnabas Aid no Zimbábue, beneficiou 11.700 Cristãos famintos.
O programa que tem o objetivo de combater a fome e promover a saúde dessas comunidades, forneceu as refeições diariamente ao longo de 90 dias.
“O nosso projeto food.gives entregou 48.000 kg de ePap para serem distribuídos entre 131 igrejas – o que dá aproximadamente 1.053.000 refeições”, declarou a Barnabas.
Segundo a organização cristã, dois meses de ePap podem ser considerados um período significativo para contribuir na recuperação da saúde em casos de doenças causadas por uma dieta deficiente em nutrientes.
Essa duração do programa permitiu que os 11.700 cristãos tivessem mais do que o suficiente para melhorar substancialmente sua saúde.
Desde novembro de 2020, a Barnabas Aid enviou um total de 277,5 toneladas de ePap para alimentar os cristãos famintos no Zimbábue, com a distribuição de mais de 5,5 milhões de porções de ePap.
Pobres e doentes
Como resultado de uma série de crises – incluindo secas sucessivas, hiperinflação, Covid-19 e escassez de cereais causada pelo conflito na Ucrânia – estima-se que cerca de 60% da população do Zimbábue esteja em “insegurança alimentar aguda”.
A última fase da distribuição aconteceu em Matabeleland, uma região extremamente pobre do país e de maioria cristã.
Os pastores tomaram cuidado para que, durante a distribuição, fosse dada prioridade às crianças vulneráveis, aos doentes, aos idosos, aos deficientes e às mães grávidas ou que estivessem amamentando.
“Nossos parceiros no projeto disseram que os caminhões que transportavam o ePap foram ‘recebidos com alívio e alegria pelas congregações das igrejas’”, disse a Barnabas. “Os cristãos agradeceram aos apoiadores do Ajuda Barnabas pelo seu cuidado, amor, fé e generosidade.