CREIO/Poliane Vitória

Igreja em SP cria startup e prepara adolescentes para o mercado de trabalho

A CREIO Creative Team oferece, gratuitamente, cursos de inglês, intensivos pré-vestibulares e orientação profissional.

Entendendo que o cristão é chamado para cumprir um mandato cultural em todas as áreas de sua vida, a Igreja Assembleia de Deus do Ministério do Belém, em Guarulhos (SP), criou uma startup a fim de preparar os adolescentes para o mercado de trabalho e para a vida acadêmica.

A startup “CREIO Creative Team (C2T)” foi criada em 2021, pela liderança do Ministério de Adolescentes e têm oferecido, gratuitamente, cursos de inglês, intensivos pré-vestibular e workshops de orientação profissional. 

Segundo Wellington Matheus Rodrigues, um dos líderes do Grupo de Adolescentes, a startup CREIO é uma iniciativa inédita na igreja brasileira e tem dois propósitos: o desenvolvimento pessoal dos adolescentes e incentivar o protagonismo deles nas atividades do grupo.

“A educação é capaz de nos tornar pessoas cada vez mais atuantes no mundo, de tal forma que podemos cumprir com excelência o mandato cultural que recebemos de Deus”, afirmou o líder, de 22 anos, em entrevista ao Guiame.

O projeto também já proporcionou bolsas de estudo e descontos especiais em escolas de idiomas e tem auxiliado a encontrar cursos gratuitos para adolescentes de baixa renda. “Sabemos que muitos estudantes possuem dificuldades financeiras para custear cursos presenciais ou online. Por isso, um dos focos da startup é proporcionar cursos gratuitos, de alta qualidade e fácil acesso para esse público”, explicou Wellington.

Em 2021, cerca de 650 adolescentes cristãos foram beneficiados pelas ações da startup, que incluiu cursos de redes sociais e palestras online de orientação profissional, chamadas de C2T Day, com os temas “Como escolher a minha profissão” e “Construindo o Futuro – Estudos e Carreira”.

Aprendendo e compartilhando conhecimento

Lays Albuquerque Florêncio, de 17 anos, está entre os adolescentes que foram abençoados pelas iniciativas da startup. Além de aprender no C2T, Lays também compartilhou sua experiência como Jovem Aprendiz com o grupo de adolescentes, através de uma palestra, no ano passado.

A jovem cristã passou todo o ano de 2021 se preparando para prestar vestibular e enfrentar o temido Exame Nacional do Ensino Médio. Com muito esforço, ela estudou em casa de forma online e também fez o Cursinho Preparatório para o Enem oferecido pela startup. Agora, Lays está colhendo os frutos de sua dedicação e conquistou a tão sonhada vaga na universidade. 

“Tudo o que aprendi [na startup] me ajudou muito e acrescentou ao meu currículo. Hoje, eu trabalho e já estou na faculdade, graças a tudo o que aprendi e ao incentivo que tive na igreja”, testemunhou ao Guiame.

Neste mês, Lays começou suas aulas no curso de Psicologia na Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo. 

Encontrando sua vocação

Juliana da Costa (à direita), de 16 anos, encontrou sua vocação ao participar da startup. (Foto: YouTube/CREIO Guarulhos).

Para a adolescente Juliana da Costa, de 16 anos, a startup CREIO também foi muito importante para o seu desenvolvimento pessoal e acadêmico. Foi participando de um dos projetos do C2T que a estudante encontrou sua vocação profissional.

Durante a pandemia, em 2021, um projeto da startup ganhou destaque: o CREIO Alerta, um jornal de boas notícias, produzido pelos próprios adolescentes e apresentado no YouTube, quinzenalmente.

Juliana passou a trabalhar como chefe de redação do CREIO Alerta, confirmando sua escolha pela carreira jornalística, que já havia cogitado meses antes. 

“No começo eu achava que não ia ser nada demais, iria ser mais um projeto rápido e temporário da igreja, mas fui me envolvendo, e minha paixão por jornalismo foi aumentando. Consegui perceber que era realmente aquilo que eu quero para minha vida”, contou a adolescente ao Guiame.

Além de ajudar na escolha da profissão, o jornal de boas notícias também despertou novas habilidades em Juliana. 

“A habilidade de falar em público foi uma que eu desenvolvi, estou cada vez mais diminuindo a timidez e sabendo me expressar melhor publicamente. O jornal me ajudou muito com a minha escrita, escrever os roteiros é como um treino de rotina para a redação de vestibular”, disse a futura jornalista.

Igreja unida pelo futuro da próxima geração

Para Wellington, a Igreja deve investir na formação educacional de seus jovens porque ela faz parte de seu desenvolvimento integral, envolvendo também suas vidas espirituais. Além disso, o trabalho na igreja é aperfeiçoado e os adolescentes são incentivados a servirem no ministério. 

“Quando a igreja investe em educação, os seus trabalhos melhoram. Em nosso caso, por exemplo, temos um excelente time para trabalhar com evangelismo e divulgação de eventos em redes sociais”, assegurou o líder.

“Os adolescentes passam a ser mais confiantes para dar ideias e trazer novos projetos para o dia a dia do grupo. Sempre que a educação é oferecida e a prática dela é incentivada dentro da igreja, muitos frutos de criatividade e inovação serão colhidos”, concluiu.

Com esses propósitos em mente, os workshops e cursos dados pela C2T são ministrados por jovens universitários da Assembleia de Deus de Guarulhos e de outras igrejas. As gerações mais velhas estão ajudando, voluntariamente, a construir o futuro da próxima geração de irmãos.

“Um dos papéis da Igreja é servir a sua comunidade. Certamente, em cada igreja, há pessoas precisando de ajuda e há pessoas dispostas a ajudar de forma voluntária”, lembrou Wellington. 

Para mais informações sobre a CREIO Creative Team, acesse o instagram da startup.

Via Guiame.

Compartilhe

Faça um comentário