O Programa IST / Aids de Barueri está promovendo mais um treinamento de teste rápido de HIV, Sífilis, HBV e HCV (hepatites virais), desta vez junto aos enfermeiros e médicos ginecologistas do Pronto-Socorro Central e da Maternidade Municipal.
A ação foca, principalmente, a Maternidade Municipal, conforme explica Reinildo Souza, coordenador do Programa. “Nosso objetivo é ampliar a realização do teste rápido para a admissão da gestante, a fim de promover os cuidados necessários para profilaxia (medidas preventivas)”, diz.
O teste rápido exerce importante papel dentre as gestantes, principalmente com relação ao HIV (vírus da Aids). Quando a doença é detectada na mãe ainda grávida é possível tomar medidas para prevenir a transmissão vertical (aquela que passa da mãe para o filho).
Nos últimos anos Barueri ampliou significativamente a oferta de testes rápidos, promovendo treinamentos em toda a rede e disponibilizando o serviço em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O reflexo disso já pode ser constatado. “Desde 2016 não temos em Barueri crianças notificadas com HIV, segundo o Boletim Epidemiológico. Queremos permanecer com esses parâmetros e para isso o teste rápido tem um papel fundamental”, frisa Reinildo.
O curso aconteceu de 27 de julho a 2 de agosto e reuniu cerca de 90 profissionais. Aspectos epidemiológicos das doenças, história da implantação do teste rápido em São Paulo, testagem na prática e, sobretudo, como abordar a paciente em casos positivos foram alguns dos pontos abordados.
Via Portal Barueri