Marcelo Deck

Em uma semana, Osasco imuniza mais de 43 mil pessoas contra a gripe

Entre os dias 23 e 27 de março, semana de início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, a Prefeitura de Osasco imunizou mais de 43 mil pessoas, entre idosos e profissionais da área da saúde, público-alvo desta etapa da campanha. A vacina contra a influenza não protege contra o coronavírus. O Ministério da Saúde decidiu antecipá-la como estratégia para diminuir a quantidade de pessoas com gripe nesse inverno.

Neste ano, com o objetivo de minimizar a exposição dos idosos devido o COVID-19, além da vacinação em 29 UBSs e no Centro de Apoio ao Idoso, a administração municipal decidiu adotar também o sistema drive thru, que funcionou em três locais estratégicos: Fito zona Norte, Fito zona Sul e no estacionamento da Prefeitura. A ação teve boa aceitação pela população. 

“Eu achei muito rápido e organizado. E me pareceu melhor aqui do que na UBS, por ser mais rápido, e a gente não ficar tão exposta. A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa”, disse Elcy Marlene Soares de Castro, 61 anos, moradora do Jardim Aliança, que recebeu a dose no drive thru montado na zona Norte da cidade, ao lado da Fito.

Com o objetivo de tranquilizar a população, o prefeito Rogério Lins explicou que a campanha segue até maio e que não há necessidade de correria: “nós adotamos o sistema drive thru justamente para evitar aglomerações. A campanha ainda tem 50 dias pela frente e todos os que necessitam serão imunizados”, disse o chefe do Executivo, que acompanhou de perto a movimentação nos pontos de vacinação.

Entre segunda, 30/3, e quarta-feira, 1/4, a vacinação contra a gripe foi dirigida aos profissionais da saúde, que estão na linha de frente no combate ao coronavírus. Na quinta-feira, 2/4, a vacinação para idosos será retomada.

Vale ressaltar que as doses das vacinas são enviadas pelo Ministério da Saúde e o governo do Estado faz distribuição aos municípios, que são responsáveis por fazerem a aplicação.     

   PRÓXIMAS ETAPAS

A 2ª etapa de vacinação será no dia 16/4 e atenderá professores de escolas públicas e privadas e profissionais de segurança e salvamento, que poderão procurar as UBSs.

No dia 9/5 será realizada a 3ª e última fase da campanha para o público infantil, que será atendido no Centro de Referência Edmundo Campanhã Burjato, no Cipava. Gestantes e puérperas serão atendidas na Maternidade Amador Aguiar, no Piratininga. Os demais grupos, nas 29 UBSs disponíveis.

Pontos de vacinação:

Santo Antônio – UBS Maria Pia de Oliveira
Jardim Veloso – UBS Vasco da Rocha Leão
Metalúrgicos – UBS Guilhermina de Nóbrega Abreu
Olaria –  UBS Irmã Águeda Maria Jaime
Santa Maria – UBS José Meneses Alves
Padroeira – UBS Getulino José Dias
Palmares – UBS Maria do Socorro Bezerra Patrício
Jardim Roberto – UBS Luciano Rodrigues Costa
Jardim das Flores – UBS Maria Gatti Giglio
Cidade das Flores –  UBS Neide Alves da Silva
Vila Isabel – UBS Anunciata de Lúcia
Jd. D’Abril – UBS Laurinda Rodolfo Rubo
Vila Yara – UBS Oduvaldo Maglio
Jaguaribe – UBS Carolina Maria de Jesus
Presidente Altino – UBS Santa Gema Galgani
Cipava – UBS José Guimarães de Abreu
Bela Vista – UBS Santa Maria Goretti
Vila Yolanda – UBS José Francisco Rezende
Helena Maria – UBS Sílvio João Luiz de Lúcia
Munhoz I – UBS Raimunda Cavalcante de Souza
Munhoz II – UBS Emília Cosme Cerqueira
Piratininga – UBS José Hilário dos Santos
Rochdalle – UBS Helena Marrey
Ayrosa I – UBS Darcy Alves Evangelista Robalinho
Ayrosa II – UBS Otacílio Firmino Lopes
D’Ávila – UBS Carmeno Naghy
Baronesa – UBS José Sabino Ferreira
Três Montanhas – UBS Dr. Adauto Ribeiro
Vila Menck – UBS Vila Menck
Centro de Apoio ao Idoso Padre Rafael Bussatto, Km 18

Por: Lucas Pedrosa

Compartilhe

Faça um comentário