Felix Merler

O Multiverso Cristão

Estava eu conversando com um amigo que vai pregar em uma célula no final da semana, quando ele me mostrou o versículo chave que ia usar, era Mateus 16.24–25: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará.”. Esse é um daqueles versículos que todo cristão sabe que está na Bíblia, mas dificilmente o coloca em prática.

Depois disso, ele me mandou um post do Instagram que dizia “o líder é servo, o último é o primeiro, o louco é sábio..”. Isso me relembrou algumas palavras e aulas sobre como o Reino de Deus é diferente do nosso Reino humano. Me lembrou que, como cristãos, não somos normais, não enxergamos o mundo como as outras pessoas. Onde já se viu uma pessoa te bater e você dar a outra face? Ou você amar ao seu próximo como a ti mesmo, independente se seu próximo for um estuprador, ladrão, rico, pobre, bonito, feio, justo ou injusto.

No multiverso cristão, vemos o pecador se arrependendo, o cobrador de impostos devolvendo o dinheiro, o rico largando tudo, o perseguidor sendo perseguido e o Rei, criador de tudo, o mais poderoso e amoroso, o salvador da humanidade sendo machucado e mesmo assim não mudando em absolutamente nada, continuou o mesmo de ontem, o de hoje e continuará eternamente.

Você está entendendo esse multiverso louco? O Rei, a pessoa com mais autoridade no Reino foi desprezado e rejeitado pelos homens, ninguém tinha nenhuma afeição por ele. E mesmo assim ele levou sobre si as enfermidades e doenças de todo povo, ele foi atingido, oprimido, afligido e não falou uma só palavra em sua defesa, mesmo com um julgamento opressivo e maldoso, teve uma morte dolorosa, angustiante, torturante e cruel… E sabe porquê? Tudo por causa de sua criação, de seu povo.

Mesmo com tudo isso, com toda dor, ele foi obediente, não saiu e nem fugiu da vontade do Pai dele, pois tudo tinha um motivo, ele era uma oferta pela culpa.

Todavia, Ele verá o fruto do penoso, áspero, pesado trabalho de sua alma e ficará satisfeito, alegre. Aquele que é servo e justo, justificará a muitos, porque o castigo, a injustiça, punição, a sentença que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas feridas dele, do Rei Servo é que fomos curados.

Eu tenho certeza de que, como cristãos, precisamos nos aprofundar nesse multiverso, em que o Grande se fez pequeno por amor. Se voltarmos naquele versículo tema de Mateus 16.24-25 veremos que tomar a cruz significa ser desprezado, rejeitado pelo mundo e receber um ódio mortal da nossa carne e de nossos desejos. O que significa exatamente o que é ser cristão: não ligar para toda dor, só ligar para que toda a sua vida seja para glorificar e honrar a Deus.

O multiverso cristão fala em perder a sua vida para realmente a encontrar e não sair pelos becos e esquinas tentando achar sua felicidade em coisas passageiras… mas isso é assunto para um outro momento. Enquanto isso, espero um dia nos encontrarmos nesse multiverso louco!

Por Maria Bobis, teóloga pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião da Folha Evangélica.

Compartilhe

Faça um comentário