Sociedade Bíblica UK

‘Vi muitas lágrimas’: Ucrânia devastada pela guerra encontra consolo na Bíblia

Anatoliy Raychynets, vice-secretário geral da Sociedade Bíblica Ucraniana, conta que viver cercado pela morte fez com que as pessoas se despertassem para Deus.

A demanda por Bíblias mais do que dobrou na Ucrânia desde a invasão da Rússia, diz a Sociedade Bíblica Ucraniana, justificando esse crescimento na busca pelas pessoas por orientação ou proteção divina.

Esse foi o caso de Andriy e sua esposa Yana, que estavam na fila para comprar mantimentos quando se voltaram para Deus. O jovem casal estava procurando por comida em sua cidade natal, Mariupol, durante uma pausa no bombardeio russo quando foram surpreendidos por mais ataques de mísseis.

“As explosões ainda foram ouvidas, mas estavam distantes”, disse Yana, 33 anos. “Ficamos na enorme fila de cerca de 150 a 200 pessoas. Quando estávamos quase dentro, os mísseis começaram a cair cada vez mais perto. Um deles atingiu cerca de 10 metros de distância de nós. Felizmente, acertou atrás da curva – isso nos salvou.”

Eles contaram ao The Telegraph, que sentiram medo de deixar órfãos os dois filhos, que ficaram em casa em um abrigo antiaéreo, por isso eles correram para dentro da loja e começaram a orar.

“Aquele foi o momento em que nossa fé foi testada: eu estava orando por proteção o tempo todo. E esse foi o momento que nos empurrou para a fé”, disse Yana. “A verdadeira fé começou naquele momento em que vimos que Deus poupou a todos nós.”

Mais Bíblias

A guerra e suas consequências estão levando centenas de milhares de ucranianos a se voltarem para a religião em busca de consolo. De acordo com a Sociedade Bíblica Ucraniana, o desejo das pessoas por Bíblias mais do que dobrou após a invasão em fevereiro.

Em 2020, a instituição distribuiu 136.767 Bíblias, mas nos primeiros nove meses deste ano esse número foi para 359.000. Os cristãos britânicos doaram cerca de 168.000 Bíblias, além de livros

Vassilis Tsiartas. (Foto: Captura de tela/YouTube Betarades.gr)
Vassilis Tsiartas. (Foto: Captura de tela/YouTube Betarades.gr)

“Por um lado, temos o pão e, por outro lado, o pão espiritual”, disse ele.

“As pessoas costumam perguntar ‘se Deus ama o mundo, por que Ele permitiu que isso acontecesse?’ Muitos deles viram muito comportamento brutal dos russos, torturando outras pessoas, matando civis”, contou.

“Eu esperava que eles culpassem a Deus ou não quisessem receber Bíblias, mas é totalmente o contrário. Eles têm perguntas difíceis, mas querem estar perto de Deus”.

com informações do Guiame.

Compartilhe

Faça um comentário